sexta-feira, 29 de julho de 2011

NÃO TOCA NO MEU SOM!!!!

    É engraçado como a gente (entenda-se por nós rockeiros), somos agrevissos quando mexem no nosso som não é?! Trocar de estação, aumentar/diminuir o volume, trocar de faixa, tirar os fones de ouvido, desligar então.... melhor nem pensar! As vezes eu berro até com a Priscila (hasuhduashd). Como pode um estilo ser tão profundamente adorado. Um jovem que gosta do ACDC, vai ta com 60 anos gostando do ACDC, se ele for “True” (sempre tem os cagalhão), mas e um (uma) jovem que gosta do Restart????
    O som do rock é realmente um som diferenciado, e não digo isso por que não gosto de outro(os) genêros, mas é por que é a verdade mesmo (to sendo imperativo será?!). Que genêro foi mais copiado senão o rock, tanto traduzido, como reescrito ou versionado? Quem nunca ouviu aquela frase: “Hey Jude, não fique assim, sabe a vida ainda é bela...”; com o Zezé e o Luciano, ou o Kiko Zambianchi. Só para citar um exemplo mesmo.
    E quantas outras que o pessoal acha que é de autoria daquele artista do axé, caipira, sertanejo univertário, pop, MPB... e é do rock americano, inglês, neo-zelandês... Esses dias eu vi parte de um episódio de A Fazenda e adivinha, uma versão acústica de Rock n Roll ain’t noise Poluttion e uma de cítara de Enter Sandman hauhauhauh. Ai tu imagina aquele povo que assiste assíduamente (ou não) e ouve aquilo e acha legal, só por que não “encomoda” os ouvidos ou tem um bando de cabeludos num palco as tocando.
Eu iniciei um processo de audição de discografias recentemente, pegando as bandas da minha preferência (ou as que eu consegui baixar mesmo hauhaua!!!) e ouvindo toda a trajétoria de suas composições. Isto geralmente demora muito mais do que se imagina pois eu faço isso no trabalho, então as vezes, ou eu presto atenção na música, ou....
    Quem sabe um dia possamos transformar esta idéia, que não deve ser de nenhuma forma inédita, em um projeto, talvez social, reunindo em um só lugar os rockeiros para ouvir as discografias das bandas escolhidas antecipadamente por algum forúm ou enquete, votação, enfim... E discutir, quem sabe, mais profundamente sobre teoria e prática, tanto musicalmente quanto socialmente, tanto para quem ouve quanto sobre aqueles que as compuseram, digo, falar sobre as músicas e sobre os nossos ídolos e como as suas ações e composições contribuiram (ou não) para a sociedade (rockeira) atual. Resumindo, viajar!!!!!
    Enfim, Feliz dia do Rock atrasadíssimo e “Long Live Rock n Roll”!

Um comentário:

  1. olha, eu axo uma idéia maravilhosa essa parada de ouvir as discografias e estudar sobre isso sabe! tanta gente curte e poderia aprender mais sobre os sábios músicos que adoramos...
    mas infelizmente hoje em dia se escuta e se estuda muito mais parangolé e restart não é? triste mundo!
    (tbém odeio que mexam no meu som! ahhahshshsahsah)

    ResponderExcluir